Você está em Material de apoio > Variantes do xadrez

Chaturanga (continuação)

O Elefante também se movimenta apenas na diagonal. O ponto diferente em relação ao Conselheiro é que o Elefante move-se por duas casas diretamente, sempre na diagonal, como mostra a figura abaixo.

Entretanto, caso a primeira casa na frente dele esteja ocupada por outra peça, ele pode saltar essa peça e ir parar então na segunda casa.

Elefante

O Cavalo tem os mesmos movimentos do Cavalo do xadrez.

A Torre tem os mesmos movimentos da Torre do xadrez.

O Peão é parecido, mas diferentemente do xadrez, na Chaturanga ele não pode avançar duas casas na primeira jogada.

Os Peões podem promover quando eles chegam à última fileira do tabuleiro, mas somente para o mesmo tipo de peça que estava no início da partida na casa ao qual ele chegou.

Exemplo: quando um Peão branco move para a casa b8, ele é promovido a Cavalo. Porém, a promoção só é possível se o jogador já tenha perdido a peça a ser promovida, então o Peão movendo-se para b8 pode somente promover a Cavalo quando o jogador de peças brancas já tiver perdido um dos seus Cavalos durante a partida.

A consequência disso é que Peões nunca são promovidos em e1 e d8. E o mais importante, assim como no xadrez, na Chaturanga o objetivo é dar o xeque-mate e acabar com o jogo.

 

Como referenciar: "Chaturanga (continuação)" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 23/09/2019 às 19:59. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/variantes/v1.php