Você está em O jogo

Objetivo do jogo

O objetivo do jogo de xadrez é muito simples. O enxadrista precisa movimentar suas peças de maneira que ele consiga deixar o rei adversário sem saída (xeque-mate). Fazendo isso, o jogo chega ao seu final.

Obviamente, os movimentos para se chegar a uma situação de deixar o rei do oponente em xeque não são aleatórios. Grandes enxadristas desenvolvem técnicas que mesclam estratégia e algumas táticas para chegar a tal ponto do jogo.

Os movimentos das peças têm que acontecer com uma tática, um plano de movimento bem estruturado. Para se chegar ao xeque-mate, não é preciso capturar o maior número de peças do adversário, basta bolar uma tática precisa para cercar o rei inimigo, de maneira que o seu adversário não tenha para onde movimentá-lo. Ou seja, para dar um xeque e acabar com o jogo, o rei adversário não pode ter rotas de fuga.

A partir do momento que o rei não tiver mais como se defender, estará acabado o jogo e o principal objetivo terá sido alcançado.

Xeque-mate

De maneira muito eficaz, para se chegar ao xeque-mate, o mais indicado é atacar com peças maiores, ou seja, peças que possuem maior poder dentro do tabuleiro, sendo elas a rainha e a torre, por exemplo.

Durante uma partida de Xadrez, é muito importante que o jogador tome o máximo de cuidado para não perder peças de relativa importância, tais como a rainha, o bispo, o cavalo e a torre, pois são elas as responsáveis pelos mais diversos tipos de xeque-mate que podem ser feitos no Xadrez.

Existem várias táticas para chegar ao xeque-mate, utilizando uma combinação de bispo e cavalo, os dois bispos, cavalo e torre, etc. Porém isso varia de jogador para jogador. Mas no fim das contas, independente da tática usada, independente se você perdeu muitas peças ou se capturou muitas peças, o fim do jogo é só um, o xeque-mate.

Como referenciar: "Objetivo do jogo" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 18/06/2019 às 16:53. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/historia_xadrez/p1.php