Você está em Diversos

Títulos

O jogo de xadrez é um dos principais motivos para o desenvolvimento cerebral de diversas pessoas ao redor do mundo. Isso se deve ao fato de o jogo exigir que o jogador use ao máximo as limitações do seu cérebro, pensando em táticas, estratégias, planos de jogo, ataque, defesa, etc.

Ao entrar de vez no mundo do xadrez, o jogador poderá ser classificado em diversas modalidades, de acordo com a pontuação que ele adquirir nas competições da WCF - World Chess Federation (Federação Mundial de Xadrez).

Em diversos países, o estudo do xadrez nas escolas é obrigatório, servindo assim como incentivo para que futuramente as crianças cresçam e tornem-se gênios do xadrez.

O xadrez no mundo é organizado pela World Chess Federation. A WCF é responsável por fazer as principais competições mundiais e, conforme o participante for acumulando pontos, ao término de cada ano ele pode receber um título. Os títulos que uma pessoa pode ganhar referente ao xadrez vai de principiante até campeão do mundo.

Para se atingir tais níveis, é preciso ir acumulando pontos durante o ano em várias competições da WCF. Confira abaixo a tabela com a pontuação necessária para se atingir tais níveis.

Classificação de títulos

Títulos

O enxadrista mais famoso do mundo até hoje, o único a atingir uma pontuação superior a 2600 pontos em um único ano, foi Garry Kasparov, que atingiu um máximo de 2851. Ninguém até hoje conseguiu sequer igualar tal feito, tornando assim Kasparov um dos maiores enxadristas de todos os tempos.

Garry Kasparov
Garry Kasparov

Como referenciar: "Títulos" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 21/07/2019 às 22:22. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/titulos/