Você está em Material de apoio > Variantes do xadrez

Chaturanga

Certamente é uma das variantes mais antigas, se não a mais antiga, do jogo de xadrez. Estima-se que surgiu na Índia no século 7 antes de Cristo. Em questões de tabuleiro e posicionamento de peças, pode se dizer que é a Chataranga é muito parecido com o xadrez que temos hoje em dia.

Diferentemente do tabuleiro de xadrez, o tabuleiro de Chaturanga não alterna cores, ele é todo de uma cor apenas, a cor branca. As peças sim, tem a coloração igual a do xadrez, pretas e brancas, e se dividem na seguinte formação:

Chaturanga
Tabuleiro da Chaturanga

Brancas:

Rei e1; Conselheiro d1; Torre a1, h1; Cavalo b1, g1; Elefante c1, f1; Peões a2, b2, c2, d2, e2, f2, g2, h2.

Pretas:

Rei d8; Conselheiro e8; Torre a8, h8; Cavalo b8, g8; Elefante c8, f8; Peões a7, b7, c7, d7, e7, f7, g7, h7.

Movimentos das peças

O Rei tem os mesmos movimentos do Rei do jogo de xadrez. Entretanto, tem o direito de fazer um único "movimento de cavalo" durante o jogo, ou seja, em uma jogada ele poderia agir como se fosse o cavalo no tabuleiro e assim imitar o seu movimento. Porém, tal movimento só é permitido caso o Rei não tenha sido exposto ao xeque antes. Outro fator importante, na Chaturanga não existe roque.

O Conselheiro movimenta-se apenas uma casa na diagonal.

Conselheiro

 

Como referenciar: "Chaturanga" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 23/09/2019 às 20:04. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/variantes/v0.php