Você está em Material de apoio > Variantes do xadrez

Shatranj

Shatranj é o nome de mais uma das tantas variantes do xadrez. Não é uma coincidência que esta variante seja muito parecida com a Chaturanga, uma vez que o Shatranj foi completamente inspirado no jogo indiano.

Existem registros de que o Shatranj surgiu na Pérsia no século7 d.C. e dominou o mundo árabe por longos séculos.

A jogabilidade do Shatranj é incrivelmente parecida com a do xadrez, as diferenças são algumas peças e umas regrinhas diferentes. Os Elefantes substituem os Bispos e os Generais substituem as Rainhas.

Chaturanga

Assim como no xadrez, o rei, a torre e o cavalo possuem os mesmos movimentos, o que difere é o general e o elefante.

O Elefante Salta para a segunda casa na diagonal, nunca ocupando a primeira casa diagonal.

O General pode se movimentar para a primeira casa na diagonal.

De um modo geral, os movimentos deste jogo são quase idênticos ao da Chaturanga, e sendo assim, são bem diferentes do xadrez, como por exemplo:

O tabuleiro é de apenas uma cor, o peão não se move duas casas na sua primeira jogada, a captura “En Passant”, assim como na chaturanga, não existe roque no Shatranj, o jogador tem que ter uma atenção redobrada para cuidar do rei.

Uma das melhores regras é que, se o jogador conseguir impedir que as peças do jogador adversário possam se mover conta como uma vitória.

Captura de todas as peças adversárias conta como uma vitória, entretanto, o jogador adversário pode empatar o jogo se no lance seguinte o Rei adversário capturar a última peça do seu oponente, ficando no tabuleiro Rei x Rei.

 

Como referenciar: "Shatranj - Variantes do xadrez" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 18/06/2019 às 17:07. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/variantes/v2.php