Você está em Material de apoio > Variantes do xadrez

Grande Acedrex

Possivelmente, essa variação do xadrez data de meados de 1200, sendo assim um dos jogos mais antigos que se tem registro.

Ele é citado em um livro que foi escrito pelo rei da Espanha, Afonso X em 1283. Esse livro, além de conter todas as regras e maneiras de jogar deste jogo de xadrez, contém as regras de muitos outros jogos de tabuleiro da época. Encontrar uma cópia desse livro hoje em dia é algo extremamente difícil, para não dizer impossível.

Dos jogos de tabuleiros variantes do xadrez, o tabuleiro do Acedrex é o maior que existe, tem as sua dimensões firmadas em 12x12. Bispos, Reis, Rainhas e Cavalos saem e dão lugar para animais mitológicos, crocodilos, gryphons (animal com corpo de leão e cabeça de uma ave), girafas, unicórnios, leões e duas torres.

Xadrez Bizantino

Os movimentos do Rei são como os movimentos do Rei no xadrez tradicional (uma casa para uma direção arbitrária), mas na seu primeiro movimento pode saltar uma casa.

O Rei branco pode saltar para d1, d3, f3, h3 ou h1; o Rei preto pode saltar para d12, d10, f10, h10 ou h12; em outras palavras o salto é duas casas nas direções vertical, horizontal ou diagonal. O Gryphon move uma casa na direção diagonal, seguido de um número arbitrário de casas na direção horizontal ou vertical.

O Gryphon pode também mover somente uma casa na direção diagonal. Note que Gryphon pode não pular sobre as outras peças, e que o caminho não obstruído deve começar com o movimento diagonal. O primeiro movimento do Unicórnio no jogo é como Cavalo no xadrez tradicional.

Nesse primeiro movimento, o Unicórnio não pode capturar uma peça. Depois do seu primeiro movimento, o Unicórnio move como um Bispo no xadrez tradicional. O Leão salta 3 casas na direção horizontal ou vertical; por exemplo, o Leão em b1 pode saltar para b4 ou e1. O movimento do Leão não é obstruído pelas peças no caminho.

A Girafa move uma casa na diagonal e depois 3 casas na direção horizontal ou vertical. Então por exemplo, se a Girafa estiver na casa a1, ela pode ir para a casa b5 ou e2. A Girafa salta, isto é, seus movimentos são como um Cavalo no xadrez tradicional, não são obstruídos por alguma peça que esteja no caminho. Por exemplo, no início do jogo a Girafa localizada na casa d1 pode saltar para a casa c5.

Crocodilo move como um Bispo no xadrez tradicional.

Torre move como uma Torre no xadrez tradicional.

Peão move como um Peão no xadrez tradicional, mas não pode mover 2 casa no seu movimento inicial da partida.

Promoção dos Peões - Um Peão que é movido para a última fileira é promovido no tipo de peça que estava naquela casa no início da partida; exceto quando for movido para f1 ou f12, no qual é promovido a Gryphon. Por exemplo, quando um Peão é movido para a12, ele é promovido a Torre, um Peão movido para b12, ele é promovido a Leão, etc.

Não existe roque.

O objetivo do jogo é dar xeque-mate no adversário. Não são bem conhecidas as regras para as situações em que um jogador fica impossibilitado de mexer as suas peças ou o Rei está sozinho, mas acredita-se que são como no Shatranj, i.e.: o jogador que impedir de seu adversário de mover as suas peças vence o jogo, e a captura de todas as peças adversárias conta como uma vitória, entretanto, o jogador adversário pode empatar o jogo se no lance seguinte o Rei adversário capturar a última peça do seu oponente, ficando no tabuleiro Rei x Rei.

 

Como referenciar: "Grande Acedrex" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 18/06/2019 às 17:06. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/variantes/v5.php