Você está em Material de apoio > Variantes do xadrez

Xadrez Capablanca

Esta variante do jogo de xadrez recebe o nome do seu inventor, o grande mestre e campeão do mundo Jose Raul Capablanca. Ele propôs essa ideia de jogo logo após tornar-se campeão do mundo de xadrez. Foi uma das únicas variações que alcançaram um relativo sucesso nos dias de hoje.

Entretanto, desde a sua primeira proposta de jogo até hoje, algumas coisas mudaram, e nem tudo é mais como foi da primeira vez.

Capablanca variou o tamanho do tabuleiro (10 x 10 e 10 x 8) e diferentes posições iniciais das novas peças, até determinar a forma final do jogo.

Para se jogar o Xadrez Capablanca, cada jogador conta com um Rei, uma Rainha, um Chanceler (algumas vezes chamado por outro nome), um Arcebispo (algumas vezes chamado por outro nome), duas Torres, dois Cavalos e 10 Peões.

Neste jogo é permitido o roque, entretanto o Rei sempre é movido três casas na direção da Torre, peões podem se promovidos a Rainha, Arcebispo, Chanceler, Torre, Cavalo ou Bispo, a escolha do jogador.

Xadrez Bizantino

Abaixo, a foto de Jose Raul Capablanca.

XJose Raul Capablanca

 

Como referenciar: "Xadrez Capablanca" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 21/07/2019 às 21:28. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/variantes/v4.php