Você está em Material de apoio > Glossário

Glossário

A

Abafado

Mate de cavalo contra um rei impedido de jogar pelas próprias peças. O mesmo que "ahogado" ou asfixiado.

Abandonar

Declarar perdida uma partida, desistindo de continuar.

Abertura

É a fase inicial do jogo, compreendendo os primeiros dez a quinze lances de uma partida.

Abertura aberta

Qualquer abertura que conduza a posições com várias linhas abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.e4 e5.

Abertura fechada

Qualquer abertura que deixe poucas colunas e diagonais abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.d4 d5. São assim chamadas porque tendem a restringir o jogo tático de peças, conduzindo a partidas mais posicionais durante a abertura e o princípio do meio-jogo.

Ajudicação

Processo pelo qual um enxadrista mais forte decide sobre o resultado de um jogo não terminado. Esta prática não é comum atualmente em eventos de tabuleiro mas ainda ocorre em torneios on-line onde um jogador se recusa a continuar depois do adiamento.

Acumulação de Tempo

Direito, que tem o competidor em torneios com partidas a relógio, de executar em ritmo desigual as jogadas de uma partida, dentro de um limite oficial antecipadamente prescrito. Assim, se é exigido jogar 20 lances por hora, e o competidor executar os seus primeiros 10 lances em 10 minutos, terá o direito de jogar os restantes 10 lances em 50 minutos, etc.

Adiar

Transferir a continuação de uma partida não terminada, em provas oficiais.

Afogado

Uma posição em que o enxadrista que tem que efetuar o lance não tem nenhum movimento legal a executar e não está em xeque; neste caso, o empate é imediato.

Agressivo

Estilo de jogo onde as trocas de peças e os ataques são realizados ainda na fase de abertura.

Ala

Cada uma das metades em que se divide idealmente o tabuleiro; o mesmo que flanco.

Ala da Dama

É a metade vertical do tabuleiro onde estão as damas na posição inicial.

Ala do Rei

É a metade vertical do tabuleiro onde estão os reis na posição inicial.

Amador

A distinção entre o enxadrista profissional e o amador não é muito importante no xadrez, uma vez que estes competem por prêmios e podem receber por participação em torneios, incluindo o campeonato mundial. Max Euwe foi o último campeão mundial amador. No século XIV, o termo "amador" era algumas vezes utilizado em jogos publicados para ocultar o nome do enxadrista que perdia para um grande mestre. Era considerado indelicado usar o nome do enxadrista sem a sua autorização e os profissionais não queriam correr o risco de perder clientes. ‘’Veja também NN ou N.N.’’

Ameaça

Agressão iminente a um ponto qualquer, exigindo providências defensivas imediatas.

Análise

Estudo pormenorizado das consequências de uma posição.

Anotação

Comentário em um jogo utilizando uma combinação de comentários escritos e pontuações do xadrez ou notações.

Árbitro Internacional

Oficial do torneio responsável pelo cumprimento das regras da FIDE e demais responsabilidades da organização.

Armageddon

Uma variante do xadrez onde as brancas precisam aplicar o mate para vencer o jogo, e as pretas precisam apenas empatar o jogo para vencer. As brancas tem mais tempo que as pretas e a discrepância pode variar, porém no Campeonato Mundial de Xadrez as brancas têm 6 minutos e as negras 5 minutos.

Ataque

Aproveitamento de iniciativa, com a produção de ameaças e golpes táticos. 
Ataque da minoria - Manobra agressiva executada por peões de uma ala onde estejam com minoria de 1 peão (p. ex. 2 peões contra 3, 3 peões contra 4 etc.) em relação ao adversário, de modo a coseguir a criação de um peão isolado.

Ataque a baioneta

Ataque ao roque adversário por meio de avanço de peões.

Atraso de Bronstein

Um método de controle do tempo que envolve um tempo de atraso. Quando é a vez de de um enxadrista jogar, o relógio aguarda um determinado tempo antes de começar a subtrair o seu tempo. Foi inventado por David Bronstein.

Autômato

Uma máquina automática para jogar xadrez. Nos séculos XVIII e XVIV a maioria destes dispositivos eram falsos, sendo operados sob controle de um jogador humano. A mais famosa máquina de jogar xadrez foi O Turco.

A B C D E F G-H I J-K L M N O P-Q R S T U-V-W X-Z

Como referenciar: "Glossário - Letra A" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 23/08/2019 às 14:16. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/glossario/glossarioA.php