Você está em Dicas > Tática

Fundamentos da tática (continuação)

Espetos

Assim como a Pregadura, a tática dos Espetos também é extremamente eficiente, pois não é uma tática defensiva.

Ela se passa completamente no ataque, com a diferença de que nessa jogada a peça de maior valor ficará na frente da que possui um valor inferior.

O exemplo mostra um exemplo clássico de espetada. Assim que o Rei preto fugir do ataque da Dama, sua torre será capturada e a vantagem material das pretas será perdida.

Garfo

Além destas três táticas citadas e demonstradas, outras delas ainda pode ser de relativa utilidade ao jogador, desde que usada no momento e na jogada correta. Temos como mais um exemplo a tática do sacrifício, jogada em que o enxadrista sacrifica uma de suas peças propositadamente para obter uma vantagem em uma jogada futira.

Existe também a tática Zwischenzug, que consiste em deixar o jogador adversário confundido. Ela funciona da seguinte maneira, o enxadrista faz um movimento completamente inesperado, tendo já planejado, logo após a esse movimento, fazer jogadas previsíveis, mas que o adversário não tenha como impedir o sucesso do seu oponente.

Como referenciar: "Espetos" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 20/07/2019 às 09:42. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/estrategias_taticas/tatica2.php