Você está em Material de apoio > Enxadristas

Bent Larsen

Embora nunca tenha conquistado um título mundial, Bent Larsen foi um dos principais enxadristas da Dinamarca e um dos mais fortes jogadores do mundo.

Nos jogos de Larsen, normalmente ele costumava surpreender seus adversários com aberturas um pouco diferentes, fora do normal de uma abertura, bem dizer, a cada nova partida ele inventava uma abertura, não só pelo fator surpresa, mas também porque acredita que elas são perfeitamente sólidas e subestimadas pelos outros grandes-mestres.

Assim, ressuscitou a abertura Bird, 1. e4 e5 2. Bc4, e também a que hoje costuma ser chamada de abertura Larsen, 1. b3.

Bent Larsen foje em muitos aspectos das caracterísitcas de jogo de outros Grandes Mestres, suas principais jogadas de ataque acontecem pelo meio, entretanto, existem mais jogadas pelos flancos do que qualquer outro Grande-Meste, e ele fazia isso por um motivo que ele fazia questão em explicar: "o ataque pelo lado tem menos chances de levar a uma simplificação e ao empate, e se falhar ainda há tempo para reagrupar as peças."

Porém, os ataques de Larsen pelos flancos não consistem numa desastrada corrida de peões e sim em combinações com peças pesadas. Uma de suas favoritas reúne a dama, o cavalo e o peão h para atacar um rei que tenha feito o roque; a outra conjuga a dama, uma torre e um bispo a longa distância.

Como referenciar: "Bent Larsen" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 27/06/2019 às 01:14. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p8.php