Você está em Material de apoio > Enxadristas

Alexander Khalifman

Alexander Khalifman foi um dos maiores GM da Rússia. Ao final da década de 70 e início de 80 ele aprendeu a jogar xadrez, foram praticamente 14 anos de prática de xadrez até conquistar o importante título de Grão Mestre, em agosto de 1999, quando conquistou de forma inquestionável o torneio mundial oficla da FIDE, em Las Vegas.

Entretanto, esse é o único título internacional que ele tem em seu currículo, pois por mais que ele se interessasse em xadrez, ele acabou se envolvendo com outras atividades, claro, todas relacionadas ao xadrez, mas foi parando gradualmente de competir, e sempre que competia, não conseguia mais jogar no nível de 1999.

Um dos motivos que foram tirando Alexander dos mundos das competições de xadrez, foi que ele se viu muito concentrado no desenvolvimento da Escola de Grandes Mestres de São Petersburgo, na Rússia.

Seu estilo de jogo não é bem definido, mas se destaca por seu forte caráter e nervos moderados, que o fez sobrepor-se a situações muito delicadas, já que esteve várias vezes a ponto de ser eliminado em Las Vegas. Khalifman foi para Linares 2.000 como campeão do mundo e exigiu aos organizadores que o tratassem de acordo com o título que alcançara. Porém, devido a seus resultados de um modo geral, com certeza seria derrotado pelos outros oponentes, já que apresentava o rating mais baixo que todos os outros 6 participantes. Deste modo seria desvalorizado o título oficial da FIDE seriamente.

Alexander ainda joga xadrez, mas apenas para demonstração, na Escola de Grandes Mestres, nunca mais participou de eventos oficiais.

Como referenciar: "Alexander Khalifman" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 23/08/2019 às 14:09. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p6.php