Você está em Material de apoio > Enxadristas

Teimour Radjabov

Embora oficialmente a Unão Soviética não exista mais, é dessa parte do mundo que é a grande responsável por produzir enxadristas que estão sempre no topo, nesse caso, é do Azerbaijão que vem Teimou Radjabov, uma das personalidades mais badaladas do xadrez mundial atualmente.

Radjabov tornou-se Grande Mestre aos 14 anos, sendo naquela altura o segundo GM mais novo de todos os tempos. Ainda na juventude ele foi o responsável por voltar a colocar o Azerbaijão no rumo das vitórias nas Olimpíadas de Xadrez. A equipe olímpica do Azerbaijão encontra-se invicta a 11 matchs desde que Teimour começou a integrar a seleção.

Com 15 anos de idade, ele conseguiu um feito que, para ele ficará guardado na memória para sempre. Ele conseguiu derrotar ninguém menos do que Garry Kasparov, no ano de 2006 (Kasparov parou de jogar oficialmente em 2005).

Este enxadrista conseguiu ser o mais jovem integrante do Top100 do ranking da FIDE. Em 2002, quando ele ainda tinha apenas 14 anos de idade, ele conseguiu uma classificação maravilhosa, ele era o número 93 do mundo.

Uma curiosidade, ele é o único enxadrista que conseguiu derrotar 3 ex-campeões do mundo com as peças pretas, foram eles, Garry Kasparov, Viswanathan Anand , e Ruslan Ponomariov, e isso tudo em um único ano.

Como referenciar: "Teimour Radjabov" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 06/12/2019 às 22:31. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p32.php