Você está em Material de apoio > Enxadristas

Alexander Morozevich

Para manter a escrita de bons jogares russos, eis que a mãe Rússia apresenta ao mundo, Alexander Morozevich, um dos mais bem qualificados jogadores do mundo atualmente. É um grande mestre de extrema habilidade, e um tático nato.

Há mais de uma década a FIDE lista ele como sendo um dos melhores do mundo, embora nunca tenha ocupado o posto número um do ranking, ele sempre figurou entre os 10. Sua marca registrada em quase todos os matchs, são as suas aberturas que, na maioria das vezes costuma deixar os adversários confusos.

Quase todas as suas jogadas são imprevistas, de forma que ele é considerado um dos enxadristas mais destemidos do xadrez mundial. Devido a essas jogadas, raramente suas partidas terminam empatadas.

Nas Olimpíadas de Xadrez de 2000 ele teve boas atuações, mas não conseguiu chegar capacitado para disputar uma medalha de ouro, terminou a competição com um merecido terceiro lugar, chegando a um rating de 2803. Na Olimpíada de 2002 ele conseguiu levar pra casa, pela primeira vez, a tão esperada medalha de ouro.

No torneio de Âmbar, sua párticipação foi muito bem notada, conseguiu terminar em primeiro, junto com Kramnik por duas vezes, 2002 e 2004, e em 2006 também teve que dividir o primeiro lugar, mas desta vez com Anand. Ele conseguiu emendar uma sequencia de vitórias em importantes torneios.

- Consquistou o torneio de Biel por três vezes, 2003, 2004 e 2006;
- Duas vezes camão do Campeonato Russo nos anos de 1998 e 2007.

Atualmente ocupa o quarto lugar no ranking da FIDE, com 2800 pontos.

Como referenciar: "Alexander Morozevich" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 27/06/2019 às 00:40. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p24.php