Você está em Material de apoio > Enxadristas

Gilberto Milos Júnior

Gilberto Milos Júnior é um enxadrista brasileiro, considerado por muitos especialistas um dos melhores enxadristas do mundo. Gilberto começou a jogar xadrez aos 5 anos de idade, seu pai era um apaixonado pelo jogo, e sempre que podia ele ficava vendo seus pais jogarem. E entre uma partida e outra seu pai ia ensinando movimentos para Gilberto.

Gilberto começou a ter um contato direto com o jogo quando fez 12 anos de idade. Ele começou a se interessar por livros de xadrez, e tudo mais relacionado ao jogo. E ainda aos 12, seu pai o levou até o Clube de Xadrez de São Paulo.

Enquanto jovem, ele empilhou títulos: bicampeão brasileiro cadetes e tricampeão brasileiro juvenil.

Tais títulos qualificaram o brasileiro a participar por 5 anos seguidos do Mundial de Xadrez da categoria, e nas 5 participações, seus melhores resultados foram dois terceiros lugares.

O brasileiro sempre foi muito bom jogador, embora não tenha sido tão precocemente Grande Mestre e Grande Mestre Internacional como alguns outros enxadristas, ele conseguiu seus títulos ainda jovem. Conquistou o título de mestre internacional aos 22 anos e o de grande mestre ao 25. 

Gilberto tem em seu cartel seis bem conquistados títulos brasileiros de xadrez, nos anos de 1984, 85, 86, 89, 94 e 95. Dentre esses seis títulos, nenhum foi mais importante do que o de 1994, pois nesse ano, ele conseguiu uma marca história de fazer 10.5 pontos nas 11 primeiras rodadas, e conseguiu uma incrível pointuação de 2809 pontos de rating no ranking da FIDE, até hoje nenhum outro brasilerio conseguiu alcançar essa marca.

O ano de 2000 foi especial para o brasileiro, ao fim do ano ele foi considerado pela FIDE o quarto melhor enxadrista do mundo, a frente de mestre como Karpov e outros astros.

Indiscutivelmente, Milos é hoje o melhor jogador sulamericano em atividade. Na penúltima listagem do ranking internacional (outubro/2000), ele apareceu como 38º do mundo com a excepcional marca de 2.644 pontos. Atualmente possui 2608 pontos.

Como referenciar: "Gilberto Milos Júnior" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 23/08/2019 às 13:19. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p22.php