Você está em Material de apoio > Enxadristas

Levon Aronian

Levon Aroninan começou a aparecer para o mundo do xadrez quando venceu o campeonato para menores de 12 anos na Húngria no ano de 1994. Após essa conquista, ele começou a viajar pela europa ocidental/oriental para disputar outros torneios, para que, de acordo com ele, fosse ganhando experiência.

Após passar 7 anos se preparando para novas disputas, em 2002 ele foi campeão do mundo júnior, vencendo Luke McShane, Surya Ganguly, Artyom Timofeev, Bu Xiangzhi, Pentala Harikrishna e outros.

Ainda no ano de 2002, ele conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Nacional da Armênia, Amrênia sendo seu país de origem. Venceu seu adversário com uma diferença de 3 pontos, o que provava cada vez mais que ele estava preparado para novos tentos.

Em maio de 2005 Levon conseguiu uma sequencia de importantes vitórias, entre as mais cinsideráveis estão:

- Ter sido campeão da primeira edição do torneio Karabakh, em Stepanakert, no Azerbaijão. Em dezembro do mesmo ano, venceu Ruslan Ponomariov da Ucrânia na final do Mundial em Khanty Mansiysk, na Rússia. Em março de 2006, Aronian venceu o exclusivo Torneio Internacional Xadrez da Cidade de Linares.

Uma das vitórias mais importantes consideradas por Levon, é a conquista que ele teve com a equipe armênia nas olimpíadas de xadrez de 2006. A Armênia montou uma forte equipe, juntando Vladímir Akopian, Karen Asrian, Smbat Lputian, Gabriel Sargissian e Artashes Minasian.

O ano de 2007 também foi muito importante para Levon. Em janeiro ele conseguiu sagrar-se campeão da Copa do Mundo de Xadrez, o que lhe rendeu vários pontos no ranking da FIDE, e em março de 2007 Levon conseguiu ficar em quarto lugar no importante Torneio de Linares.

Como referenciar: "Levon Aronian" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 06/12/2019 às 23:51. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p20.php