Você está em Material de apoio > Enxadristas

Judit Polgár

Judit Polgár é uma das mais aclamadas e habilidosas enxadristas do mundo. Ela superou o magnífico Bobby Fischer na conquista do título de Grande Mestre Internacional, graduação que ela conseguiu com apenas 15 anos de idade.

Ela carrega outro título que a orgulha muito. Foi a primeira mulher a conquistar o título do mundial para menores de 12 anos de idade.Ninguém ainda conseguiu superar seu feito.

Judit começou a jogar xadrez com cinco anos de idade. Seus pais dizem que ela sempre teve uma admiração pelas peças e pelo tabuleiro, coisa que a fez começar a criar gosto pelo jogo na medida que ia crescendo.

Ela passava várias horas treinando, e sua irmã, também enxadrista era a sua adversário durante os treinos. Após ela conquistar o mundial até 12 anos, ela conseguiu uma inédita medalha olímpica, em 1990.

Em 1993, com apenas 17 anos, venceu o ex-campeão mundial Boris Spassky por 5 ½ - 4 ½, em uma série de 10 partidas. O mundo então, começava a ver todo o talento da mulher que estava mais se destacando no cenário do xadrez mundial.

Em 1988 Judit conseguiu figurar entre os 10 melhores enxadristas do mundo, o que na época significava ser a única mulher entre os 120 primeiros do ranking.

Em sua vida profissional, Judit ainda conseguiu fazer algo que para ela tem um grande significado, ela realizou duas partidas contra Garry Kasparov, a primeira partida Kasparov venceu, após tomar um sufoco na jovem húngara. E a segunda partida, após movimentos surpreendentes e brilhantes dos dois lados, Judit ficou com a vitória.

Polgar afastou-se em 2004 para ter um filho, Oliver. A maternidade é considerada a causa de derrotas posteriores. Atualmente ela ocupa a décima oitava posição do ranking feminino da FIDE.

Como referenciar: "Judit Polgár" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 27/06/2019 às 00:38. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p19.php