Você está em Material de apoio > Enxadristas

Darcy Gustavo Machado Vieira Lima

Darcy é um dos maiores enxadristas brasieleiros, dono de uma carreira de sucesso no xadrez, é detentor do título de Grande Mestre Internacional desde 1999.

O enxadrista brasileiro conseguiu ganhar o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez nos anos de 1992 e 2002. No seu cartel encontra-se além desses dois títulos, um campeonato sul-americano, na qual ganhou com relativa folga do seu adversário. O ano de 2000 entrou pra sua história, quando participou pela primeira vez de um torneio internacional, realizado na Índia, ele não venceu, mas entre os sul-americanos ele teve a melhor colocação, suas atuações foram crescendo, até que em 2002 ele conseguiu nova classificação para outra edição do Mundial.

No Brasil, desde jovem ele sempre foi a favor de maior incentivo para o xadrez nas escolas e demais lugares onde o xadrez é desconhecido, pois ele entende que aprender xadrez ajuda muito no desenvolvimento mental das pessoas, sendo assim, quanto mais cedo aprender, melhor será o desenvolvimento mental. Em 2003 teve o apoio do Ministério do Esporte, em um projeto oficial de massificação da modalidade em todo o Brasil.

Em todo território onde pisa, Darcy Lima é reconhecido pela simpatia e acessibilidade com que trata todos que vem até ele, seja para falar de assuntos políticos relacionados à modalidade, quanto qualquer outro assunto. Vários são os projetos apresentados a ele para que seja realizado torneios de Xadrez em todo território nacional, afinal, ele é o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez.

O ano de 2003 foi um dos mais importantes da vida profissional de Darcy, venceu o torneio Zonal 2.4 da FIDE e classificou-se para o Campeonato Mundial. Logo após a classificação, ele disputou mais uma vez o campeonato brasileiro de xadrez, quando tornou-se bicampeão brasileiro absoluto, e foi apontado pelo conceituado site russo Chess Siberia como o melhor jogador do mundo em setembro daquele ano.

Ele conseguiu feitos incríveis, como ser um dos únicos sul-americanso a chegar em quatro finais de campeonato mundial, nos anos de 2000, 2004, 2005 e 2007.

Como referenciar: "Darcy Gustavo Machado Vieira Lima" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2019. Consultado em 06/12/2019 às 23:29. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p10.php