Objetivo
 Tabuleiro e Peças
 Movimentos
 Mov. Extraordinários
 Fases do Jogo

 História do Xadrez
 Dicas
 Escolas de Xadrez
 Enxadristas Famosos
 Glossário

 Modalidades de Xadrez
 Variantes
   Chaturanga
   Shatranj
   Xadrez Bizantino
   Xadrez Capablanca
   Grande Acedrex
   Jogo de Gala

 Fund. da estratégia
 Fund. da tática

 Notação algébrica
 Notação descritiva
 Notação numérica
 Notação Forsyth

 Partidas Analisadas
 Organizações
 Campeões Mundiais
 Eventos
 Títulos
 Biblioteca de Xadrez
 Curiosidades
 Fotos Históricas
 Papéis de Parede
 Vídeos
 Filmes
 Mitos
 Laifis de Xadrez
 Fale Conosco

 


 

 

 

Glossário

 

S

 

SAC

O sacrifício de uma peça para uma vantagem antecipada.

 

Sacrifício

Entrega de material para fins de ataque, pressão ou outro tipo de vantagem.

 

Saída

A jogada inicial em uma partida. Diz-se que as brancas tem a "vantagem da saída".

 

Sapear

Gíria para comentários em uma partida.

 

Simplificação

Sucessão de trocas, tendente a eliminar os elementos acessórios ou excedentes de uma posição.

 

Simultânea

Exibição onde um mestre enxadrista enfrenta ao mesmo tempo mais de um enxadrista em tabuleiros distintos.

 

Skewer

Um conceito tático quando uma peça, usualmente o bispo, ataca duas ou mais peças oponentes numa coluna ou diagonal.

 

Sonneborn-Berger

Sistema para desempatar automaticamente colocações com igual pontuação em torneios. Atribui-se a cada competidor em causa a soma dos pontos obtidos pelos adversários de quem ganhou, mais a metade dos pontos de cada adversário com quem empatou.

 

Stalemate

Um jogo de empate.

 

Suíço

Sistema de emparceiramento para torneio com grande número de competidores (no mínimo, 16), em que se deseje economizar rodadas. O número destas é indicado pela fórmula: "o dobro da raiz quadrada do número de participantes". Se o número não for quadrado perfeito, a formulá será: "o dobro da raiz quadrada inferior mais próxima, do número de participantes, mais um". O emparceiramento é seletivo, havendo sorteio simples apenas para indicar-se a primeira rodada. Depois desta, cada rodada, sucessivamente, terá seus competidores emparceirados de modo a que se enfrentem os que dispuserem de igual número de pontos na tabela, ou o mais próximo possível, até ser cumprido o número estabelecido. Cada competidor somente poderá se emparceirado uma vez com qualquer outro; e deverá haver, tanto quanto possível, alternação de cores.

 

Superproteção

Estratégia de proteção de um peão ou de uma determinada casa no tabuleiro, mais do que seria imediatamente necessário, servindo para dissuadir o oponente de atacar aquele ponto específico.


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2013-2017 Só Xadrez. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.