Fundamentos da Tática

No Xadrez, o que chamamos de tática é o movimento que o enxadrista faz em um curto espaço de tempo, porém com uma eficiência notável. A tática usada é sempre de extrema importância para a derrotota ou a glória do jogador. A tática é usada no Xadrez sempre que existem várias possibilidades de se fazer as jogadas.

Chess

A tática consiste em pensar nas mais diversas possibilidades de movimentação das peças em uma determinada, ou em uma sequencia de jogadas, visando sempre, seja em qual for a tática usada, capturar o rei adversário e finalizar com o jogo.

Algumas táticas foram desenvolvidas ao longos dos anos por enxadristas notáveis, que utilizaram a sua experiência para dar mais mobilidade ao jogo de Xadrez. Dentre as inúmeras táticas que existem, há três delas que se destacam, são elas:

Garfos - É a mais simples das três que serão apresentadas aqui, ela consiste em realizar ataques atacando duas peças que estejam desprotegidas, ou então, uma tentativa de atacar o Rei, e qualquer outra peça que esteja aos arredores, oque sempre se faz nessa tática éatacar uma peça que possa vir a proteger o rei, obrigando assim o adversário a ficar sem saída e deixar de forma inevitável que aconteça o xeque-mate. Claro que, está tática pode se aplicar a outras peças de extrema importância no tabuleiro, sendo elas a Dama, o Bispo e a Torre, o cavalo não é citado pois na maioria das vezes que essa tática é usada, é o cavalo que é usado para efetuar a captura da peça adversária.

Na figura abaixo é mostrada uma típica jogada do Garfo, sendo ela feita por um Cavalo branco, nessa jogada, a única peça que dá apoio ao Cavalo é o Bispo, sendo apoiado apenas pelo bispo, as pretas terão que escolher entre sua torre do Rei ou a Dama ou do peão, pois o cavalo irá capturar uma delas na próxima jogada. Caso aconteça esse primeiro caso, será quase inevitável que o jogo termine com um xeque-mate, entretanto, o jogo pode tomar um rumo diferente mas com o mesmo final, caso o Cavalo estivesse posicionado na parte da rainha, quem estaria sob ameaça seriam o Rei e a Torre, entretanto, a jogada só terá um efeito destrutivo ao adversário, caso o cavalo esteja sendo cobrido pelo Bispo, se isso acontecer, a movimentação da Rainha será inútil, e a próxima peça a dar adeus ao jogo será a Torre.

Garfo

Pregadura - A pregadura é o tipo de movimento no qual o jogador impossibilita o adversário de mover suas peças, caso elas estejam defendendo uma peça de maior valor do que a que está defendendo. É o caso da figura que veremos a seguir:

Garfo

Neste caso apresentado acima, o cavalo preto está pregado pelo bispo, pois se o cavalo mover-se, o bispo tem acesso direto ao Rei, o que ocasionaria um Xeque-mate, levando assim ao final da partida. Uma jogada de pregadura assim, que pode levar o jogo ao fim, ao tão esperado xeque-mate, é chamado de Pregadura absoluta.

No lado das peças brancas, o Cavalo branco também está pregado, entretando, nesse caso, o jogo não acabaria caso o cavalo fizesse algum movimento, afinal, o Bispo teria acesso direto à Rainha, e não ao Rei. A essa pregadura chamamos de relativa.