Objetivo
 Tabuleiro e Peças
 Movimentos
 Mov. Extraordinários
 Fases do Jogo

 História do Xadrez
 Dicas
 Escolas de Xadrez
 Enxadristas Famosos
 Glossário

 Modalidades de Xadrez
 Variantes
   Chaturanga
   Shatranj
   Xadrez Bizantino
   Xadrez Capablanca
   Grande Acedrex
   Jogo de Gala

 Fund. da estratégia
 Fund. da tática

 Notação algébrica
 Notação descritiva
 Notação numérica
 Notação Forsyth

 Partidas Analisadas
 Organizações
 Campeões Mundiais
 Eventos
 Títulos
 Biblioteca de Xadrez
 Curiosidades
 Fotos Históricas
 Papéis de Parede
 Vídeos
 Filmes
 Mitos
 Laifis de Xadrez
 Fale Conosco

 


 

 

Gilberto Milos Júnior

Gilberto Milos Júnior é um enxadrista brasileiro, considerado por muitos especialistas um dos melhores enxadristas do mundo. Gilberto começou a jogar xadrez aos 5 anos de idade, seu pai era um apaixonado pelo jogo, e sempre que podia ele ficava vendo seus pais jogarem. E entre uma partida e outra seu pai ia ensinando movimentos para Gilberto.

Gilberto começou a ter um contato direto com o jogo quando fez 12 anos de idade. Ele começou a se interessar por livros de xadrez, e tudo mais relacionado ao jogo. E ainda aos 12, seu pai o levou até o Clube de Xadrez de São Paulo.

Enquanto jovem, ele empilhou títulos: bicampeão brasileiro cadetes e tricampeão brasileiro juvenil.

Tais títulos qualificaram o brasileiro a participar por 5 anos seguidos do Mundial de Xadrez da categoria, e nas 5 participações, seus melhores resultados foram dois terceiros lugares.

O brasileiro sempre foi muito bom jogador, embora não tenha sido tão precocemente Grande Mestre e Grande Mestre Internacional como alguns outros enxadristas, ele conseguiu seus títulos ainda jovem. Conquistou o título de mestre internacional aos 22 anos e o de grande mestre ao 25. 

Gilberto tem em seu cartel seis bem conquistados títulos brasileiros de xadrez, nos anos de 1984, 85, 86, 89, 94 e 95. Dentre esses seis títulos, nenhum foi mais importante do que o de 1994, pois nesse ano, ele conseguiu uma marca história de fazer 10.5 pontos nas 11 primeiras rodadas, e conseguiu uma incrível pointuação de 2809 pontos de rating no ranking da FIDE, até hoje nenhum outro brasilerio conseguiu alcançar essa marca.

O ano de 2000 foi especial para o brasileiro, ao fim do ano ele foi considerado pela FIDE o quarto melhor enxadrista do mundo, a frente de mestre como Karpov e outros astros.

Indiscutivelmente, Milos é hoje o melhor jogador sulamericano em atividade. Na penúltima listagem do ranking internacional (outubro/2000), ele apareceu como 38º do mundo com a excepcional marca de 2.644 pontos. Atualmente possui 2608 pontos.

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2013-2017 Só Xadrez. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.