Objetivo
 Tabuleiro e Peças
 Movimentos
 Mov. Extraordinários
 Fases do Jogo

 História do Xadrez
 Dicas
 Escolas de Xadrez
 Enxadristas Famosos
 Glossário

 Modalidades de Xadrez
 Variantes
   Chaturanga
   Shatranj
   Xadrez Bizantino
   Xadrez Capablanca
   Grande Acedrex
   Jogo de Gala

 Fund. da estratégia
 Fund. da tática

 Notação algébrica
 Notação descritiva
 Notação numérica
 Notação Forsyth

 Partidas Analisadas
 Organizações
 Campeões Mundiais
 Eventos
 Títulos
 Biblioteca de Xadrez
 Curiosidades
 Fotos Históricas
 Papéis de Parede
 Vídeos
 Filmes
 Mitos
 Laifis de Xadrez
 Fale Conosco

 


 

 

Anatoly Karpov

Karpov é um dos maiores enxadristas que o mundo viu atuar no século XX. Ele venceu os maiores enxadristas, os maiores torneios e ficou no topo do ranking da FIDE por vários anos.

Anatoly Karpov nasceu em uma cidade pequena chamada Zlatoust. Aprendeu os primeiros movimentos de Xadrez ainda com quatro anos de idade, embora os grandes centros de aprendizagem de Xadrez ficassem na União Soviética, Karpov aprendeu, e aprendeu muito bem moviemntos, táticas, estratégias, e ao longo dos anos se tornou um jogador completo.

Quando Karpov completou 11 anos de idade, ele já jogava Xadrez tão bem, que já estava cotado para ser considerado mestre. O gênio do tabuleiro mostrou ao mundo sua astúcia no jogo quando foi convidado por engano para participar de um torneio de Xadrez, na época com 15 anos. Os russos acharam que o convite era para um torneio infanto-juvenil de xadrez, que seria disputado na Tchecoslováquia. A partir daí, Karpov venceu o Campeonato Mundial de Juniores, conquistou o título de grande-mestre e um lugar na série de 1972-75 para decidir o desafiante de Fischer. Teve sucesso em sua primeira tentativa, derrotando Spásski e Kortchnoi e conquistando o título quando Fischer se recusou a jogar.

Ao longo dos anos, Karpov ficou conhecido por ser o jogador que mais liderou torneios. E graças a uma maneira muito peculiar de jogar xadrez, diferentemente de muitos enxadristas do mundo inteiro, Karpov é um especialista é fim de jogo, se tratando de finalizar um jogo, Karpov é literalmente, um grande mestre.

Karpov tem uma derrota na sua história, que é quase incrível de se acreditar, mas aconteceu, a partida já estava durando mais de 6 horas, Karpov já estava visivilmente esgotado, enquanto seu rival, (maior rival, diga-se de passgem), Kortchnoi esbanjava confiança, Karpov não conseguia mais analizar racionalmente os movimentos e por fim acabou sendo derrotado. Essa partida aconteceu em 1978. No início dos anos 80, Karpov ganhou o rótulo de um dos Grandes Mestres mais difíceis de ser derrotado.

Embora Karpov mantenha uma expressão séria, beirando a arrogância durante suas partidas, tudo não passa de mera concentração. Na sua vida pessoal ele é conhecido por ser um sujeito calmo, sem vícios, e é bastante reservado, não se sabendo muito sobre a sua vida pessoal. Casou-se no verão de 1979 com uma secretária da Universidade de Leningrado (apesar de o xadrez ter uma reputação de atividade essencialmente solitária, todos os campeões mundiais, com exceção de Fischer, eram ou se tornaram homens casados).

Como falado anteriormente, o grande trunfo de Karpov contra seus adversários é a segunrança e precisão que ele tem aos momentos que antecedem o final da partida. Em uma entrevista dada em Londres, em 1972, enxadristas de clube perguntaram: "O que você aconselharia para aperfeiçoarmos nosso jogo? Estudamos bastante as aberturas e também jogamos bastante". "Mas não estudam os finais?", perguntou Karpov. "Façam o contrário - estudem os finais!"

Anatoly Karpov é um dos grandes gênios da manipulação do final de torre e bispo contra torre e cavalo, entretanto, ele não chega a ser considerado o precursor nesse tipo de habilidade, além dessa combinação, ele manuseia com extrema precisão os movimentos de cavalo contra bispo, no momento em que isso se torna mais apropriado durante o jogo.

Em Montreal, 1979, Karpov dividiu o primeiro lugar com Tal num dos torneios mais importantes promovidos até hoje, com prêmios no valor de 50 000 libras, sendo 12 500 para o vencedor. Neste evento, Karpov jogou uma partida onde demonstrou, primeiramente, a superioridade do bispo contra o cavalo e, em seguida, a vantagem do cavalo sobre o bispo.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2013-2017 Só Xadrez. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.