Objetivo
 Tabuleiro e Peças
 Movimentos
 Mov. Extraordinários
 Fases do Jogo

 História do Xadrez
 Dicas
 Escolas de Xadrez
 Enxadristas Famosos
 Glossário

 Modalidades de Xadrez
 Variantes
   Chaturanga
   Shatranj
   Xadrez Bizantino
   Xadrez Capablanca
   Grande Acedrex
   Jogo de Gala

 Fund. da estratégia
 Fund. da tática

 Notação algébrica
 Notação descritiva
 Notação numérica
 Notação Forsyth

 Partidas Analisadas
 Organizações
 Campeões Mundiais
 Eventos
 Títulos
 Biblioteca de Xadrez
 Curiosidades
 Fotos Históricas
 Papéis de Parede
 Vídeos
 Filmes
 Mitos
 Laifis de Xadrez
 Fale Conosco

 


 

 

Viswanathan Anand

Comparado com a União Soviética, a história da Índia tem mostrado poucos jogadores de xadrez ao longo dos anos, porém, recentemente a Índia tem produzido grandez jogadores, e o maior deles atualmene é Viswanathan Anand, atual campeão mundial de xadrez.

A Índia sendo um dos maiores países do mundo, muito pouco produziu enxadristas que figuraram entre os 10 primeiros da kaning da FIDE, Anand veio para quebrar essa escrita. Teve grande sucesso ainda muito cedo no mundo competitivo. O ano de 1983 foi o grande início do sucesso do indiano, aos catorze anos de idade ele venceu de maneira espetacular o campeonato de xadrez indiano, na categoria sub-júnior.

Quando completou 15 anos de idade ele conseguiu um feito que o consagrou para sempre na Índia, ele conseguiu obter o título de Mestre Internacional, o ano de 1984 não poderia ser melhor. E o melhor, quando estava no auge dos seus 16 anos ele foi campeão nacional. Ele conseguiu repetir o feito por mais duas vezes.

Em 1987, foi o primeiro indiano a ganhar o Campeonato do mundo de xadrez júnior. Aos dezoito anos tornou-se o primeiro Grande Mestre indiano.

A década de 2000 também foi especial para o indiano, venceu vários dos principais torneios de xadrez do mundo:

- Torneio de  Dortmund em 2004;
- Torneio Corus, tendo vencido duas vezes, nos anos de 2003 e 2004, realizado na cidade holandesa de Wijk aan Zee.

Há mais de 10 anos que Anand consegue se manter entre os 5 melhores do mundo, tendo passado 7 anos no top 3. Anand conseguiu o feito de atualmente ser o único enxadrista não russo do mundo a figurar no topo do ranking da FIDE. O último que conseguiu tal feito por tanto tempo foi Bobby Fischer.

Anand ganhou por três vezes o Chess Oscar (Oscar do xadrez, um importante prémio que distingue anualmente um jogador de xadrez encarado como superior aos outros nesse ano), nos anos de 1997, 1998 e 2003.

Após ter participado do campeonato mundial da PCA, ele foi vencendo até chegar a final com o grande Garry Kasparov  World Trade Center em Nova Iorque. Cerca de 57 televisões do mundo todo foram até o local para cobrir ao vivo o match. Os primeiros 8 matchs terminaram empatados, e após mais de 4 horas de partida, Anand conquistou a vitória no nono match, perdendo depois quatro dos cinco jogos seguintes, cifrando-se o resultado do match numa derrota por 10,5–7,5.

No ano de 2000 o indiano finalmente consegue vencer o campeonato mundial organizado pela FIDE, batendo o fabuloso Alexei Shirov. Anand tornava-se assim, o primeiro indiano a conquistar o título.

Em Setembro de 2007, em um campeonato realizado na Cidade do México, Anand conseguiu novamente o título de campeão mundial de xadrez, desta vez absoluto e unificado, tirando o título de campeão do mundo de Vladimir Kramnik.

Em 2010 o indiando aprontou de novo, e venceu o búlgaro Veselin Topalov, e venceu pela terceira vez o Campeonato Mundial de Xadrez, na cidade de Sófia, Búlgaria.

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2013-2017 Só Xadrez. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.