Objetivo
 Tabuleiro e Peças
 Movimentos
 Mov. Extraordinários
 Fases do Jogo

 História do Xadrez
 Dicas
 Escolas de Xadrez
 Enxadristas Famosos
 Glossário

 Modalidades de Xadrez
 Variantes
   Chaturanga
   Shatranj
   Xadrez Bizantino
   Xadrez Capablanca
   Grande Acedrex
   Jogo de Gala

 Fund. da estratégia
 Fund. da tática

 Notação algébrica
 Notação descritiva
 Notação numérica
 Notação Forsyth

 Partidas Analisadas
 Organizações
 Campeões Mundiais
 Eventos
 Títulos
 Biblioteca de Xadrez
 Curiosidades
 Fotos Históricas
 Papéis de Parede
 Vídeos
 Filmes
 Mitos
 Laifis de Xadrez
 Fale Conosco

 


 

 

Ruslan Ponomariov

Recebendo o título de Grande Mestre Internacional com apenas 14 anos de idade, o ucraniano Ruslan Ponomariov tornou-se o mais jovem enxadrista a receber este título, feito que até hoje ninguém conseguiu superar.

Ruslan foi um dos garotos prodígios da sua época, conseguiu feitos que quase ninguém poderia imaginar que algum enxadrista poderia fazer com tão pouca idade.

Filhos de um pai engenheiro e uma mãe professora, Ruslan foi criado em um ambiente altamente propício ao xadrez, à noite, seus pais jogavam longas partidas, algo que foi chamando a atenção de Ruslan. Em contrapartida, sua irmã em nada se interessava pelo jogo.

Vendo o interesse de seu filho, o pai de Ruslan começou a ensiná-lo a jogar até que ele soubesse todos os movimentos básicos e outras coisas simples para um iniciante em xadrez. Foram vários meses treinando até ele ter a sua primeira disputa oficial. Ruslan participou de um torneio que reuniu 128 jogadores, era o Campeonato Mundial Individual Absoluto da Fide, realizado em 2001, e a primeira fase desse campeonato seria realizada em Moscou, tendo a duração de 3 semanas.

Ruslan venceu esse torneio, e juntamente com outros resultados obtidos em torneios diferentes, ele veio a tornar-se o número 19 do mundo no ranking da FIDE. Mas ser o décimo nono do mundo ainda não era o seu grande feito, seu grande feito aconteceu com 18 anos de idade, quando ele simplesmente conquistou o título mundial, e tornou-se então, o enxadrista mais novo da história a ser campeão do mundo de xadrez.

O Campeonato Mundial foi disputado na Rússia, na cidade de Moscou, entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2002. Reuniram-se os melhores jogaderes do mundo, e por ter uma boa colocação no ranking, Ruslov também participou.

Até chegar a grande final, Ruslov foi empilhando vitórias, deixando jogadores experiente de queixo caído com as habilidades do jovem ucraniano. As vitórias foram tantas, que obviamente ele conseguiu chegar na final do campeonato, e seu adversário era Vassily Ivanchuk.

Após ter ganho o título, Ruslan deu uma entrevista a uma revista russa, na qual disse que, no momento da decisão, ele deveria mostrar ao mundo que poderia ser melhor que Kramnik e Kasparov. Pode ter sido um pouco de demazia da sua parte, se comparar a Kasparov, mas veradade é, que ele não só conquistou o título mundial, como deu uma aula de xadrez para o mundo todo. Ele venceu seu compatriota por 4,5 a 2,5 pontos.

Entretanto, o jovem ucraniano mostrando altou grau de discernimento estava convicto que somente chegou à decisão devido ao sistema atual de disputa do mundial, em matches eliminatórios. Ele considerou que “em outro sistema de disputa seria muito difícil para mim, com apenas 18 anos, estar jogando uma final de mundial”.

De acordo com os especialistas que assistiram a partida da final naquele dia, disseram que Vassily Ivanchuk havia sido muito mais criativo,e tinha feito melhores jogadas ao longo do jogo, porém, teve um problema muito sério, que alguém que deseja ser campeão não pode ter, ele ficava nervoso a cada jogada importante. Se aproveitando disso, Ruslan começou a ganhar terreno e por fim deu o tão temido xeque-mate.

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2013-2017 Só Xadrez. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.