Objetivo
 Tabuleiro e Peças
 Movimentos
 Mov. Extraordinários
 Fases do Jogo

 História do Xadrez
 Dicas
 Escolas de Xadrez
 Enxadristas Famosos
 Glossário

 Modalidades de Xadrez
 Variantes
   Chaturanga
   Shatranj
   Xadrez Bizantino
   Xadrez Capablanca
   Grande Acedrex
   Jogo de Gala

 Fund. da estratégia
 Fund. da tática

 Notação algébrica
 Notação descritiva
 Notação numérica
 Notação Forsyth

 Partidas Analisadas
 Organizações
 Campeões Mundiais
 Eventos
 Títulos
 Biblioteca de Xadrez
 Curiosidades
 Fotos Históricas
 Papéis de Parede
 Vídeos
 Filmes
 Mitos
 Laifis de Xadrez
 Fale Conosco

 


 

 

Nigel David Short

Até o aparecimento de Nigel David Short no mundo do xadrez profissional em 1984, a Inglaterra jamais havia tido um enxadrista tão habilidoso.

Nigel nasceu em 1965 na cidade de Leigh, condado de  Lancashire. O gosto pelo xadrez sempre foi desde pequeno, pois sempre teve como ídolos grande enxadristas soviéticos. Nigel passou praticamente a infância toda treinando, praticando e se esforçando ao máximo para ser o melhor, ou pelo menos tentar ser o melhor.

Uma das grandes conquistas de Kasparov tem a mão de Nigel por trás. Era ele o treinador de Kasparov no Campeonato Mundial Juvenil que Kasparov faturou. Quando chegou sua vez de competir forte entre vários bons enxadristas, ele não fez feio, e em 1984 conquistou um o título de Grande Mestre.

Entre seus melhores resultados se encontram seus primeiros lugares no Aberto de Amsterdan 1982 (empatado com Hort; Baku, 1983, Esbjerg, 1984; e Wijk ann Zee, 1986, onde superou a Ljubojevic e Van der Wiel; Hastings 1987-88 e Hastings 1988-89.

Dificilmente seus feitos no xadrez serão esquecidos na Inglaterra, pois em 1985, um ano após ter conquistado o título de GM, ele se torna o primero jogador representando a Inglaterra a se classificar para o Torneio de Candidatos, que aconteceu na França.

Seu melhor ano foi 1991. No ciclo de Candidatos eliminou seu compatriota Jonathan Speelman e ganhou o Torneio de Amsterdan, empatado com Salov e a frente de Karpov , Kasparov, Korchnoi e Timman. Um ano depois eliminou a Karpov na Semi-final dos Candidatos, primeiro, e a Timman depois, na final. Isto lhe deu o direito de enfrentar Kasparov, no Campeonato do Mundo da PCA que se realizou em Londres.
Depois de cair ante ao russo, deu a impressão de encontrar-se em má forma, o que foi desmentido por suas apresentações seguintes em diferentes torneios, onde conseguiu vitórias sólidas e mostrou ser realmente o melhor da Inglaterra.

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2013-2017 Só Xadrez. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.