Objetivo
 Tabuleiro e Peças
 Movimentos
 Mov. Extraordinários
 Fases do Jogo

 História do Xadrez
 Dicas
 Escolas de Xadrez
 Enxadristas Famosos
 Glossário

 Modalidades de Xadrez
 Variantes
   Chaturanga
   Shatranj
   Xadrez Bizantino
   Xadrez Capablanca
   Grande Acedrex
   Jogo de Gala

 Fund. da estratégia
 Fund. da tática

 Notação algébrica
 Notação descritiva
 Notação numérica
 Notação Forsyth

 Partidas Analisadas
 Organizações
 Campeões Mundiais
 Eventos
 Títulos
 Biblioteca de Xadrez
 Curiosidades
 Fotos Históricas
 Papéis de Parede
 Vídeos
 Filmes
 Mitos
 Laifis de Xadrez
 Fale Conosco

 


 

 

Darcy Gustavo Machado Vieira Lima

Darcy é um dos maiores enxadristas brasieleiros, dono de uma carreira de sucesso no xadrez, é detentor do título de Grande Mestre Internacional desde 1999.

O enxadrista brasileiro conseguiu ganhar o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez nos anos de 1992 e 2002. No seu cartel encontra-se além desses dois títulos, um campeonato sul-americano, na qual ganhou com relativa folga do seu adversário. O ano de 2000 entrou pra sua história, quando participou pela primeira vez de um torneio internacional, realizado na Índia, ele não venceu, mas entre os sul-americanos ele teve a melhor colocação, suas atuações foram crescendo, até que em 2002 ele conseguiu nova classificação para outra edição do Mundial.

No Brasil, desde jovem ele sempre foi a favor de maior incentivo para o xadrez nas escolas e demais lugares onde o xadrez é desconhecido, pois ele entende que aprender xadrez ajuda muito no desenvolvimento mental das pessoas, sendo assim, quanto mais cedo aprender, melhor será o desenvolvimento mental. Em 2003 teve o apoio do Ministério do Esporte, em um projeto oficial de massificação da modalidade em todo o Brasil.

Em todo território onde pisa, Darcy Lima é reconhecido pela simpatia e acessibilidade com que trata todos que vem até ele, seja para falar de assuntos políticos relacionados à modalidade, quanto qualquer outro assunto. Vários são os projetos apresentados a ele para que seja realizado torneios de Xadrez em todo território nacional, afinal, ele é o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez.

O ano de 2003 foi um dos mais importantes da vida profissional de Darcy, venceu o torneio Zonal 2.4 da FIDE e classificou-se para o Campeonato Mundial. Logo após a classificação, ele disputou mais uma vez o campeonato brasileiro de xadrez, quando tornou-se bicampeão brasileiro absoluto, e foi apontado pelo conceituado site russo Chess Siberia como o melhor jogador do mundo em setembro daquele ano.

Ele conseguiu feitos incríveis, como ser um dos únicos sul-americanso a chegar em quatro finais de campeonato mundial, nos anos de 2000, 2004, 2005 e 2007.

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2013-2017 Só Xadrez. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.